sábado, 18 de maio de 2013

Inaugurar modelos existenciais...


Na próxima segunda, 20 de maio, trabalharemos com Argila, em nosso encontro.

"Modelar argila inaugura modelos existenciais [...]. Sutilezas mínimas... forças mínimas da modelagem... já que o mínimo, porta estreita por excelência, abre um mundo. O filósofo Gaston Bachelard já nos inspira: o mínimo "é uma das moradas da grandeza... o grande sai do pequeno, não pela lógica de uma dialética dos contrários, mas graças à libertação de todas as obrigações das dimensões." [...] Modelando a argila, posso perceber que ela é distinta de mim: o mundo começa a se diferenciar de mim na medida exata do côncavo de minhas mãos, diferenciação a princípio imperfeita e insuficiente entre mim e aquele outro chamado argila. O exercício desse processo me fortalece no sentido de ir modelando o mundo, esculpindo com diversas qualidades afetivas no bloco eventualmente indiferenciado que me aprecia ser o mundo exterior, particularmente nos momentos mais difíceis. Os afetos vão tomando corpo na clínica quando resistimos nos materiais, nos encontros com meus colegas e com meu terapeuta."

(VAZ, L. R. Do Cabaret Voltaire ao 'Cabaret Pinel': clínica e resistência em um serviço de saúde mental [dissertação de mestrado.]. Universidade Federal Fluminense, 2004.)

Um comentário:

  1. Oi amiga.
    Gostei muito de saber que vão fazer esse trabalho com argila sempre ajuda muito descarregar essas energias pesadas que carregamos quando estamos em um momento difícil nas nossas vidas.
    Estamos fazendo aqui um trabalho com Musica terapia e está sendo uma benção o pessoal esta gostando no final da reunião é uma desconcentração e as fisionomias ficam totalmente com outra aparência de pura leveza.
    Um grande abra.co no Rodrigo e para todos os parceiros do Grupo.
    Obrigada pela dedicação e carinho com o grupo e seus participantes...
    Te amo ..
    Uma semana de muita LUZ...

    ResponderExcluir