terça-feira, 20 de junho de 2023

Dia Nacional do Luto

Dia 19 de Junho, o dia nacional do luto. 


Falar sobre o luto e suas emoções decorrentes são sempre uma questão de desenvoltura e reconhecimento consciente de si mesmo. O que para a maior parte da população se torna uma reflexão complexa e árdua, e para quem está enlutado falar sobre seus sentimentos é algo que emerge diariamente e sem filtro.

A conscientização do processo do luto é essencial para que cada um possa ter a liberdade de falar sobre seus sentimentos e suas emoções diante da perda de alguém amado. O luto acontece todos os dias para quem está enlutado. É uma batalha intensa dia sim, dia sim, onde se buscam respostas e compreensões acerca da perda. 

O luto tem seus momentos, suas fases, porém, não devemos nos prender a elas. Visto que são apenas norteadores para compreendermos o processo. Afinal, não se dão de forma cronológica ou como um caminho para o fim do luto. 

Fim do luto existe? Para o processo do luto sim. O processo tem início, meio e fim. Cada um encontrará a sua maneira de percorrer este processo e finalizá-lo. Não é uma tarefa simples ou rápida, porém, com suporte emocional dos familiares, amigos, terapia e/ou grupo de apoio certamente um caminho acolhedor o levará ao fim deste processo de luta e dor.

Reconhecer a dificuldade de lidar com o luto é o primeiro passo para vivenciar o processo. O segundo é buscar ajuda, seja da terapia e de grupos de apoio ao Luto. Daí em diante, com a vivência do processo dentro de um ambiente favorável virá a elaboração da perda e o entendimento para novos rumos. 

Caso você esteja de luto ou conheça alguém que esteja, o Grupo Amigos Solidários na Dor do Luto RJ promove reuniões de apoio ao Luto há mais de 10 anos no Rio de Janeiro. A agenda se encontra aqui em nosso site e também no Instagram do nosso psicólogo e vice-coordenador do grupo (@PsiPauloTorres).

Sintam-se à vontade para nos seguir e sanar qualquer dúvida sobre nossas reuniões via mensagem direta. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário