Dia 19 de junho: mais um dia como todos os outros para aqueles que estão vivenciando o processo do luto. Para aqueles que não estão, é momento de olhar com atenção para o fim inevitável da vida e refletir que, um dia, todos precisarão lidar com a perda de alguém amado.
Falamos em dia do luto porque ainda nos dias atuais precisamos abrir espaços para o diálogo sobre a finitude da vida, a forma que a perda assume dentro de cada um e as maneiras de lidar com esse fato inevitável.
O luto não tem regra que se aplique para todos. Ao perder alguém, cada pessoa vai de encontro com a angústia e a falta que vem do não ter mais a pessoa, da não existência física, do vazio que se instala na rotina e dos sentidos que dávamos à vida.
Entender que perdemos alguém é simples; pela via da razão compreendemos que perdemos. Mas pela via da emoção, esta compreensão vem ao longo do processo que é vivenciar o luto: essa batalha diária que permeia a mente, o corpo e a vida momentaneamente.
Ao longo do processo, cada pessoa através da própria busca, vai de encontro ao que podemos chamar de ressignificação da vida, onde conseguimos dar novos sentidos para ela, imaginar novas possibilidades de laços, novos objetivos e até mesmo sonhos.
Não é um processo simples ou rápido. Dependerá de como cada um de nós irá reagir diante da avalanche de emoções que temos que enfrentar dia sim e dia sim. Se existirem os dias não, serão dias mais amenos, dias estes que não significam que a falta e a angústia não estarão presentes, porém com menos intensidade.
Se você chegou até esta postagem e está enlutado, saiba que falar sobre a sua dor é o melhor remédio a ser aplicado. A fala te ajudará a lidar com a compreensão, a elaboração e a reestruturação psíquica durante o luto.
Se precisar de um espaço para compartilhar o seu processo, todas as informações do nosso grupo de apoio ao Luto Amigos Solidários na Dor do Luto RJ se encontram neste perfil e em nossa página do Facebook.
Aguardamos vocês!
Venham compartilhar e elaborar o Luto junto ao coletivo, pois a dor compartilhada é dor amenizada.
Amigos Solidários na Dor do Luto RJ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário