quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Luto em homens

No dia 14 de agosto 2024, em nosso encontro quinzenal, abordamos o luto nos homens.

O luto nos homens em muitos casos é velado ou não vivenciado naturalmente. Os homens em sua grande maioria são aqueles que segundo muitos tabus: " não pode chorar", "tem que ser forte", "tem que ir trabalhar", "você é o provedor", entre outros, são julgados por não demonstrarem sua dor. Eles podem estar "destruídos" por dentro, mas para se manter firmes, camuflam seus lutos, passam muito tempo em sofrimento solitário e pouco dividem sua dor.

Alguns se queixam por ouvirem de várias pessoas, inclusive de familiares a seguinte frase: "Você é jovem, daqui a pouco encontra outra mulher". No caso de muitos viúvos isso é ofensivo e traz revolta.

Em casos de pais que perdem filho, alguns não conseguem sequer relatar sobre sua perda, pois se sentem na obrigação de acolher a esposa. Por outro lado, há casais em que o homem acaba se separando da mulher por "entender" que a vida tem que ir em frente e se cansam por suas esposas não caminharem como eles desejam. 

Os homens mais contidos sofrem mais. Em nosso grupo temos vários exemplos de homens que relatam que se "enfraquecem" sem se preocupar com julgamentos após conhecer o grupo e participam ativamente. O que se torna muito positivo para eles. Há homens que raramente falam, porém, nota-se claramente o quanto os relatos e as experiências dos demais os fazem sentir pertencentes. Quando o homem consegue frequentar um grupo de apoio, ele aprende que tem os mesmos sentimentos que qualquer um que tenha perdido alguém e percebe que não está só.

O que mais incomoda aos homens é o fato deles "precisarem" viver seu luto muitas vezes sozinho.

Em contrapartida, eles observam e relatam os benefícios das reuniões e passam a vivenciar seu luto com mais naturalidade. A dor é imensurável, independente de quem você perdeu, cada um sente de uma forma que é única e própria. Caso você esteja vivenciando um luto ou conheça alguém que esteja, indique o nosso grupo e se permita conhecer a nossa reunião. Mais informações na aba contato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário